BLOG / DIREITO TRABALHISTA

Atestado médico com mais de 30 dias? Saiba como garantir seus direitos!


Você recebeu um atestado médico com mais de 30 dias de afastamento do trabalho? Sabemos que esse é um momento delicado e que você precisa de todas as informações para garantir seus direitos. Neste guia completo, vamos te explicar o que fazer nessa situação e como garantir o recebimento do auxílio-doença.

O que fazer quando o afastamento é superior a 30 dias?

Quando o afastamento do trabalho ultrapassa 15 dias, a empresa deve comunicar o fato ao INSS. A partir do 16º dia, o pagamento do benefício passa a ser responsabilidade da Previdência Social. No entanto, existem alguns passos importantes que você deve seguir:

  1. Apresentar o atestado médico à empresa: É fundamental apresentar o atestado médico ao seu empregador o mais rápido possível. Esse documento será utilizado para iniciar o processo de afastamento junto ao INSS.
  2. Aguardar o contato do INSS: O INSS entrará em contato com você para agendar uma perícia médica. A perícia médica é fundamental para avaliar a sua condição de saúde e determinar se você tem direito ao benefício.
  3. Comparecer à perícia médica: No dia agendado, compareça à perícia médica munido de todos os documentos solicitados, como RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e laudos médicos.
  4. Acompanhar o processo: Após a perícia médica, o INSS terá um prazo para analisar o seu caso e emitir a decisão. Você pode acompanhar o andamento do seu processo pelo site ou aplicativo do Meu INSS.

Ter a orientação de um advogado especialista no assunto é muito importante para conseguir receber seu direito de forma rápida e segura.

+55 (85) 99240-2118

Entre em contato!

© 2025 HD Advocacia e Consultoria

Orgulhosamente desenvolvido por P1 Assessoria

plugins premium WordPress